quinta-feira, 11 de abril de 2013

Café Comunitário - Abril/2013


Estivemos, ontem, no Café Comunitário, realizado todo mês no auditório do 23º BPM, no Leblon.

A mesa foi composta pelo Comandante do 23º, Tenente Coronel Luiz Octávio, Leonardo Spritzer, Administrador Regional, Luiza Salatino, da Secretaria de Ordem Pública, delegados da 14ª e 15ª DP - Leblon e Gávea, respectivamente. - os tenentes coronéis dos Bombeiros, Ricardo Macedo e Renato Gomes, e representantes da Guarda Municipal.

O Comandante Luiz Octávio deu a boa notícia de que o 23º foi contemplado com mais trinta policiais que vão atuar na ronda a pé.

Levantada a questão dos cães na praia, Leonardo Spritzer ressaltou que existem espaços para os animais, como o Parcão, na Lagoa, e a Praça Nossa Sra. da Paz, por enquanto, com espaço reduzido por causa das obras do Metrô. Ainda, sobre a Praia do Diabo ser, definitivamente, liberada, falou-se da necessidade de que a Prefeitura aprove. E sugeriu-se que a Praça Romero Neto, na Selva de Pedra, também seja transformada em espaço para cães.

A Amipanema está atenta ao assunto e, em breve, daremos novo retorno.

Leonardo Spritzer falou sobre os novos tratores e peneiras que vão ser usados nas areias. Têm capacidade para retirar sujeiras mais profundas mas não recolhem cocos. Para isso, novas lixeiras serão disponibilizadas, com abertura maior, onde vai ser possível descartar cocos.

Os representantes do Corpo de Bombeiros chamaram atenção para a obrigatoriedade de todos os condomínios possuírem o Laudo de Exigência e o Certificado de Aprovação. Explicou que a corporação já está fazendo vistorias desde março e o condomínio que não apresentar a documentação vai ser notificado.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail:
dbml_17@cbmerj.rj.goc.br

Alguns pontos muito importantes colocados na reunião:


- Entulho:
Não contratar burrinhos sem rabo! Eles retiram do seu condomínio e jogam na esquina seguinte!

Existe um serviço gratuito! Basta ligar para 1746 e solicitar a retirada. A COMLURB remove até cento e cinquenta sacos de vinte litros.

Quando solicitar remoção de entulho e/ou bens que não servem mais, é necessário observar:

·         A - ENTULHO de pequenas obras : deverão estar obrigatoriamente acondicionados em sacos plásticos de até 20 litros e serão removidos no máximo 150(cento e cinqüenta) sacos por residência.
·         B - GALHADAS de pequenas podas:  deverão ser formados conjuntos de galhos, de comprimento máximo de 1,5 metros, amarrados através de barbantes ou outro material (para facilitar o manuseio pelo gari) e serão removidos no máximo 12 conjuntos de amarrados por residência.
·         C - TELHAS (pequenas) ou TIJOLOS : unidades inteiras (unidades quebradas devem ser consideradas como entulho) deverão estar agrupadas de forma a facilitar o carregamento e serão removidos no máximo 150 unidades de telhas e/ou de tijolos por residência.
·         D - BENS INSERVÍVEIS : somente serão removidos no máximo 6 itens por residência com suas respectivas quantidades, exceto para os bens de grande peso ou volume (geladeira, freezer, cofre, sofá, armário, etc), que a remoção fica limitada a 2 itens por residência. Nos casos de remoção de bens inservíveis, juntamente com as solicitações do tipo B e C, serão também removidos um dos itens constante da tabela abaixo, com as suas respectivas quantidades.

Item
Bem Inservível
Quant.

Item
Bem Inservível
Quant.
1
fogão, geladeira, máquina de lavar, armário de médio e grande porte (desmontado)
1 unid.
1
canos (amarrados)
5 unid.
2
armário de pequeno porte, sofá, mesa e colchão
2 unid.
12
tapete e carpete (amarrados)
5 unid.
3
cadeira
6 unid.
13
banheira
1 unid.
4
cofre e tanque de até 60 kg
1 unid.
14
computador e aspirador
2 unid.
5
bidê, vaso sanitário e lavatório
2 unid.
15
tanque de lavar roupas
2 unid.
6
porta, janela e grade
4 unid.
16
latas e baldes de até 20 L
10 unid.
7
aparelho de TV , som e vídeo
2 unid.
17
latões de até 200 L
1 unid.
8
boiler, aquecedor e cx. de descarga
2 unid.
18
vaso de planta com terra
2 unid.
9
espelho e persiana
6 unid.
19
máq. de costura e bicicleta
2 unid.
10
madeiras (amarradas)
5 unid.
20
luminária
5 unid.

- Registros de Ocorrência:

Mais uma vez, os representantes das polícias chamaram forte atenção para o fato de que as pessoas não fazem registros quando sofrem furtos, roubos, etc.
É necessário fazer! Seja indo até a delegacia ou  entrando em contato com a DEDIC, Delegacia de Dedicação Integral ao Cidadão, pela Internet:


Nesse link encontra-se, também, todas as orientações sobre como utilizar a DEDIC.

Os registros são utilizados para reconhecimento de autores das ocorrências, para viabilizar maior número de policiais onde mostrar-se necessário e para fins de estatísticas.

Abaixo, apresentamos as estatísticas  do 23º BPM, relativas a março desse ano.

Vale ressaltar que esses números são oficiais mas não são verdadeiros. A polícia só pode lidar com ocorrências registradas.

Roubo de Rua: 62   ( Meta 67 )
Roubo de Veículos: 3   ( Meta 3 )
Letalidade Violenta: 1   ( Meta 3 )

ROUBOS DE RUA
1ª Cia – CISP 14  (IPANEMA/LEBLON)




TOTAL GERAL  1ª Cia (CISP 14): 43

ROUBOS DE VEÍCULOS
1ª Cia – CISP 14  (IPANEMA/LEBLON)