segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Feiras Orgânicas de Ipanema e do Leblon

Participantes do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, elas foram transferidas de local em função das obras da Linha 4 do Metrô na Zona Sul. A de Ipanema está funcionando na área externa da Praça Nossa Senhora da Paz, na calçada da Rua Joana Angélica, esquina com a Rua Visconde de Pirajá. A do Leblon, que antes acontecia na Praça Antero de Quental, agora está na Praça Ministro Romeiro Neto, na esquina das ruas Humberto de Campos e Cupertino Durão.
O circuito carioca foi criado para permitir a venda de produtos orgânicos, diretamente do produtor ao consumidor, sem intermediações, com qualidade e preços mais em conta. O circuito é resultado de uma parceria entre a Associação de Agricultores Biológicos do estado do Rio de Janeiro (ABIO) e a Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário da Prefeitura do Rio de Janeiro (SEDES).

A feira de Ipanema funciona às terças-feiras, das 7h às 13h. A do Leblon está aberta ao público toda quinta-feira, no mesmo horário. Nos locais são vendidos frutas, legumes, verduras, pães, bolos, sucos e queijos cultivados pelos produtores de vários municípios do Estado do Rio.
A Linha 4 do Metrô (Ipanema−Barra da Tijuca) transportará, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e vai retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa. As obras foram iniciadas em junho de 2010 e já foram escavados mais de 4 mil metros de túneis entre a Barra da Tijuca, onde começaram, e a Gávea. Com aproximadamente 16 quilômetros de extensão, a Linha 4 do Metrô conta com seis estações: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico. A nova linha entra em operação no segundo semestre de 2016, após passar por uma fase de testes.